Cursos de Aviação Civil - e-Learning (Assíncrono)

CURSOS EM SEGURANÇA OPERACIONAL - SAFETY

SAFETY MANAGEMENT SYSTEM (SMS) PARA GESTORES

O Curso de Safety Management System para Gestores tem como objetivo a introdução dos conceitos gerais de Segurança Operacional (Safety) nas Empresas de Aviação Civil, de acordo com as novas perspetivas e métodos operacionais.


SAFETY MANAGEMENT SYSTEM (SMS) - AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO

O Curso Safety Management System - Sensibilização tem como objetivo a introdução dos conceitos gerais de Segurança Operacional (Safety) nas Empresas de Aviação Civil, de acordo com as novas perspetivas e métodos operacionais.


ROOT CAUSES ANALYSIS (BREVEMENTE DISPONÍVEL)

O Curso Root Causes Analysis tem como objetivo promover o conhecimento sobre a resolução de problemas e o processo do plano de ações corretivas com aplicação imediata nas organizações da Aviação Civil para melhoria do seu desempenho operacional.


AIRSIDE SAFETY (RAMP SAFETY) (BREVEMENTE DISPONÍVEL)

O Curso Airside Safety tem como objetivo geral sensibilizar os Colaboradores das Empresas da Aviação Civil para a importância da Segurança (Safety) na rampa e instruí-los acerca de quais as Regras do Ar, os procedimentos a utilizar para reduzir riscos, lesões e danos próprios, do produto ou propriedade, mantendo assim a integridade da operação.


GESTÃO DA FADIGA (BREVEMENTE DISPONÍVEL)

O Curso de Gestão da Fadiga tem como objetivo a introdução dos conceitos da Fadiga, o seu impacto no desempenho profissional de Tripulantes da Aviação Civil, a responsabilidade individual e a Gestão da Fadiga, com a introdução de contramedidas e dos efeitos societários, de acordo com o Sistema de Gestão de Segurança Operacional (SGSO) nas Empresas de Aviação Civil, cumprindo com os Tempos de Repouso e de Trabalho dos Tripulantes da Aviação Civil.


PROGRAMA DE ANÁLISE DE DADOS DE VOO


CURSO EM NON TECHNICAL SKILLS

CREW RESOURCE MANAGEMENT (CRM) - SINGLE PILOT (BREVEMENTE DISPONÍVEL)

O Curso Crew Resource Management – Single Pilot tem como objetivo geral obter conhecimento, competências e atitudes recomendadas para um trabalho em equipa com Colaboradores externos ao cockpit mais eficiente e eficaz, a fim de aumentar a Segurança na operação de uma aeronave.


CURSOS DE MERCADORIAS PERIGOSAS (DGR)

MERCADORIAS PERIGOSAS - CATEGORIA 10 - PNT

O Curso de Mercadorias Perigosas - Categoria 10  Refrescamento E-learning tem como objetivo geral criar competências técnicas baseadas na regulamentação de Mercadorias Perigosas da IATA (Manual de Mercadorias Perigosas da IATA) aos Colaboradores das Empresas de Aviação Civil para o desempenho das suas funções.


MERCADORIAS PERIGOSAS - CATEGORIA 11 (BREVEMENTE DISPONÍVEL)

O Curso de Mercadorias Perigosas - Categoria 11 tem como objetivo geral criar competências técnicas baseadas na regulamentação de Mercadorias Perigosas da ICAO (Doc 9284 - Technical Instructions For The Safe Transport of Dangerous Goods by Air), EASA Air Operations e da IATA (Manual de Mercadorias Perigosas da IATA – DGR Manual) aos Colaboradores das Empresas de Aviação Civil para o desempenho das suas funções.


MERCADORIAS PERIGOSAS - CATEGORIA 12 (BREVEMENTE DISPONÍVEL)

O Curso de Mercadorias Perigosas - Categoria 12 tem como objetivo geral criar competências técnicas baseadas na regulamentação de Mercadorias Perigosas da ICAO (Doc 9284 - Technical Instructions For The Safe Transport of Dangerous Goods by Air), EASA Air Operations e da IATA (Manual de Mercadorias Perigosas da IATA – DGR Manual) aos Colaboradores das Empresas de Aviação Civil para o desempenho das suas funções.


MERCADORIAS PERIGOSAS - CATEGORIAS 13, 14, 15, 16 e 17 (NO CARRY OPERATORS) (BREVEMENTE DISPONÍVEL)

O Curso de Mercadorias Perigosas - Categorias 13, 14, 15, 16 e 17 “No Carry Operators” tem como objetivo geral criar competências técnicas baseadas na regulamentação de Mercadorias Perigosas da ICAO (Doc 9284 – Technical Instructions for the Safe Transport of Dangerous Goods by Air), EASA Air Operations e da IATA (Manual de Mercadorias Perigosas da IATA – DGR Manual) aos Colaboradores das Empresas de Aviação Civil para o desempenho das suas funções.


CURSO EM LEGISLAÇÃO AERONÁUTICA

LEGISLAÇÃO AERONÁUTICA EASA - GESTÃO ELETRÓNICA DE DADOS DE NAVEGAÇÃO (EFB)

O Curso de Legislação Aeronáutica – Módulo Complementar para a Gestão Eletrónica de Dados de Navegação (EFB) visa a análise da Legislação Aeronáutica aplicada aos Operadores Aéreos nacionais, bem como o enquadramento dos requisitos técnicos relacionados com a Gestão Eletrónica de Dados de Navegação. Aborda igualmente os recentes desenvolvimentos normativos da Aviação Civil sobre esta temática.


MÓDULO COMPLEMENTAR PARA A SEGURANÇA OPERACIONAL (BREVEMENTE DISPONÍVEL)

O Curso de Legislação Aeronáutica – Módulo Complementar para a Segurança Operacional (Safety) visa a análise da Legislação Aeronáutica aplicada aos Operadores Aéreos nacionais, bem como o enquadramento dos requisitos técnicos relacionados com o programa de prevenção de acidentes, segurança de voo e sistema de gestão de segurança. Aborda igualmente os recentes desenvolvimentos normativos da Aviação Civil sobre esta temática.


MÓDULO COMPLEMENTAR PARA A COMPLIANCE (BREVEMENTE DISPONÍVEL)

O Curso de Legislação Aeronáutica – Módulo Complementar para a Compliance visa a análise da Legislação Aeronáutica aplicada aos Operadores Aéreos nacionais, bem como o enquadramento dos requisitos técnicos relacionados com a Qualidade Operacional/Conformidade. Aborda igualmente os recentes desenvolvimentos normativos da Aviação Civil sobre esta temática.


LEGISLAÇÃO AERONÁUTICA EASA AIR OPERATIONS

Objetivo Geral:

O Curso de Legislação Aeronáutica EASA Air Operations visa a análise das matérias de Direito que concentram a principal Legislação Aeronáutica Europeia aplicada aos operadores nacionais, bem como o enquadramento dos requisitos técnicos. Aborda igualmente os recentes desenvolvimentos normativos europeus da Aviação Civil.


LEGISLAÇÃO AERONÁUTICA EASA AIR CREW

O Curso de Legislação Aeronáutica EASA Air Crew visa a análise das matérias de Direito que concentram a principal Legislação Aeronáutica Europeia aplicada aos operadores nacionais, bem como o enquadramento dos requisitos técnicos. Aborda igualmente os recentes desenvolvimentos normativos europeus da Aviação Civil.


CURSOS EM UNMANED AIRCRAFTS (DRONES)

SAFETY MANAGEMENT SYSTEM - SMS PARA EMPRESAS E OPERADORES DE DRONES (BREVEMENTE DISPONÍVEL)

O Curso de Sistema de Gestão de Segurança Operacional - UAS tem como objetivo a introdução dos conceitos de Segurança Operacional (Safety) e a explicação de uma metodologia de implementação nas Empresas que operam com UAS na sua atividade operacional e/ou comercial, de acordo com as perspetivas e métodos operacionais da Aviação Civil.

O Curso está adaptado à operação com UAS.


SPECIFIC OPERATIONS RISK ASSESSMENT (SORA) (BREVEMENTE DISPONÍVEL)

Curso em desenvolvimento. Conteúdos Programáticos disponiveis brevemente.


LEGISLAÇÃO AERONÁUTICA - UAS (UNMANED AIRCRAFT SYSTEM) (BREVEMENTE DISPONÍVEL)

Brevemente.


INTRODUÇÃO À AVIAÇÃO CIVIL - AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO (BREVEMENTE DISPONÍVEL)

O Curso de Introdução à Aviação Civil – Sensibilização tem como objetivo dotar os Formandos com os conhecimentos gerais, técnicos e comportamentais necessários para uma integração profissional nas empresas da Aviação Civil.


CURSOS EM SEGURANÇA DA AVIAÇÃO CIVIL - SECURITY

SEGURANÇA DA AVIAÇÃO CIVIL - NÍVEIS 13 E 14

O Curso de Segurança da Aviação Civil – Níveis 13 e 14 foi desenvolvido com o objetivo de identificar as áreas restritas dos aeroportos e características dos cartões de acesso, bem como conhecer os procedimentos de rastreio e implementação de procedimentos relativos aos casos de ameaças.


SEGURANÇA DA AVIAÇÃO CIVIL - NÍVEIS 6, 7 E 13


SEGURANÇA DA AVIAÇÃO CIVIL - NÍVEL 9

Este curso foi desenvolvido para capacitar colaboradores para o conhecimento dos requisitos legais aplicáveis à proteção e transporte da carga e do correio aéreos. Dotar de conhecimento dos objetivos e da organização da segurança da aviação, incluindo as obrigações e responsabilidades das pessoas que executam os controlos de segurança na cadeia de aprovisionamento. Capacitar para uma resposta adequada em caso de deteção de artigos proibidos.


SEGURANÇA DA AVIAÇÃO CIVIL - NÍVEL 10

Esta formação foi desenvolvida com o objetivo de capacitar os colaboradores para o conhecimento dos requisitos de proteção e transporte aplicáveis ao correio e material da transportadora aérea, às provisões de bordo e às provisões do aeroporto, conforme aplicável. Desenvolver a capacidade de resposta adequada em caso de deteção de artigos proibidos.

 


FORMAÇÃO DIVERSA

INTRODUÇÃO À AVIAÇÃO CIVIL - AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO (BREVEMENTE DISPONÍVEL)

O Curso de Introdução à Aviação Civil - Sensibilização tem como objetivo dotar os Formandos com os conhecimentos gerais, técnicos e comportamentais necessários para uma integração profissional nas empresas da Aviação Civil.