SEGURANÇA DA AVIAÇÃO CIVIL - NÍVEIS 13 E 14

Fundamentação:

A Empresa ABSANT TRAINING utiliza o Conjunto de Material Didático Normativo (CMDN) desenvolvido pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) na realização dos Cursos de Nível 13 e 14 (para pessoas que não sejam passageiros, que necessitem de aceder sem escolta às zonas restritas de segurança, que não executam controlos de segurança e necessitem de formação de sensibilização em segurança geral), conforme estipulado pelo Programa Nacional de Formação em Segurança da Aviação Civil (PNFSAC).
O PNFSAC tem como objetivo garantir que todo o pessoal afeto ao sector da Aviação Civil detenha Formação em Segurança da Aviação Civil (Security), adequada ao desempenho das suas respetivas funções e tarefas.


Público Alvo:

Esta ação de sensibilização aplica-se a todo o pessoal que não sejam passageiros, que necessitem de aceder sem escolta às zonas restritas de segurança, que não executam controlos de segurança e necessitem de formação de sensibilização em segurança geral.


Conteudo Programático:

1. Introdução ao Curso
2. Contextualização da Segurança da Aviação Civil
3. Quadro Normativo de Referência e Organização do Sistema
4. Sistema de Segurança do Aeroporto
5. Sistema de Controlo de Acessos no Aeroporto
6. Procedimento de Denúncia e Medidas Reativas de Segurança
7. Conclusão do Curso - Teste de Avaliação de Conhecimentos

Avaliação:

É emitido Certificado de Frequência para os Formandos que participem no Curso durante a totalidade das 4 horas e obtenham na avaliação um mínimo de 80%. 

* Formação de acordo com o PNSAC e PNFSAC.

De acordo com os pontos 11.0.1., 11.1.3. e 11.1.5. do Reg. de Execução (EU) 2015/1998, de 5 de novembro, e do artigo 40º do PNFSAC, é estabelecido que a entidade empregadora é responsável por garantir que os seus Colaboradores, com necessidade de formação em segurança da aviação civil,  concluem com êxito um inquérito pessoal, no momento anterior à formação.